Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
Domrs
13 septembre 2006

Tristeza

Na educação, o que hoje se chama de primeiro grau e seus oito anos de duração - adotado por uma revolucionária reforma no ensino do país! -, já foi um dia foi chamado de primário - com duração de cinco anos - e de ginásial - com duração de quatro - num total de nove anos. Agora a revolução na educação consiste em aumentar esse primeiro grau de oito para nove anos.

Qual a finalidade desse aumento na duração do ensino? Provavelmente pela constatação que a maioria dos nossos alunos continuam analfabetos funcionais depois de formados. E seria pelo aumento na duração do ciclo escolar que resolveríamos essa questão? Não acredito! Acredito que um aumento na duração poderia até melhorar se o que tivéssemos antes fosse bom, mas não que isso vá salvar o nosso ensino falido.

Não sou pedagogo, não tenho a menor experiência na área. E nem preciso para fazer essa afirmação: quem formava um analfabeto em oito não vai formar agora um doutor em nove. É melhor procurar o defeito em outra parte do sistema.

Publicité
Publicité
Commentaires
Publicité
Archives
Publicité