Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
Domrs
16 décembre 2006

Quando chegará a hora?

O país vive dias perigosos, sem eufemismos, o assunto se refere a segurança pública, totalmente fora do controle das autoridades, pelo contrário, totalmente controlada pelos marginais. Vivemos tempos em que a figura da autoridade foi desacreditada pelo afrouxamento da legislação - típica reação dos períodos pós-ditatoriais.  A lei que garante o cidadão, garante o marginal, não há como fazer uma lei "boa" para os bons e "má" para quem é mau.

A reação que a perda da autoridade provoca - seja qual for o tipo de autoridade, paterna, do patrão, do professor, etc - é sempre a necessidade do "endurecimento" no tratamento aos submetidos a essa mesma autoridade. Ou seja, verifica-se um contra-senso, afrouxa-se as leis para "amolecer" o tratamento, aumenta a incidência de delitos e perde-se a autoridade, provocando um movimento contrário de endurecimento.

Na realidade existe um meio termo, há a necessidade de se confiar na autoridade, para isso é precis selecionar e fiscalizar melhor aqueles para quem delegamos essa autoridade. Depois é aplicar uma máxima simples: o cidadão enquanto cumpridor da lei tem que estar ao abrigo dessa mesma lei, protegido ao máximo por ela; o cidadão que transgride a lei perde seu direito, é um marginal, esta à margem dessa mesma lei que ele deveria respeitar (é uma espécie de tolerância zero).

Não se iludam! Só há uma maneira de diminuir a criminalidade: fazer ver que o crime não compensa!

Publicité
Publicité
Commentaires
Publicité
Archives
Publicité